hérnia umbilical

Hérnia umbilical do shih tzu

 

Muitas pessoas nos mandam e-mails perguntando sobre uma saliência/carocinho/bolinha na barriga do filhote, isso normalmente é uma Hérnia Umbilical, muito comum na raça shih tzu por ser um cão prognata.

A mordedura do Shih Tzu pode ser em torquês (incisivos superiores e inferiores se fecham alinhados em pinça) ou, prognata inferior (incisivos inferiores se fecham à frente dos superiores). Embora o padrão FCI/CBKC não estabelecer um grau desse prognatismo, consideramos ideal, quando os incisivos inferiores ultrapassam os superiores em no máximo alguns milímetros. Vale lembrar que a mordedura pode se modificar com a troca dos dentes, que tem início entre o 3º e 4º mês de vida do cão.

Enfim quando a fêmea de shih tzu, tem seus filhotinhos, bem na hora do nascimento, ela corta o cordão umbilical do filhote, e pelo fato de ser prognata, ela tende a puxar demais o cordão, rasgando muito perto da barriga, onde acaba se abrindo uma fissura no músculo da barriguinha.

Por isso, aqui no Canil sempre optamos em cortar o cordão umbilical, dando 1 cm de distância da barriguinha, e para que não acha força no rompimento do cordão, mas mesmo assim, em alguns filhotes, que não são expulsos no primeiro momento ou seja na primeira contração e tendem a ficar presos, pela placenta, que se mantém dentro da fêmea, segurando o filhote pelo cordão umbilical, forçando assim, até a segunda/terceira contração, qdo se expeli a placenta e o filhote, para só daí, podermos corta, nesse caso, ainda se desenvolvem pequenas Hérnia Umbilicais, devido a força, feita no cordão.

A Hérnia Umbilical é normal, e é comum acontecer nas ninhadas de shih tzu , não há problemas para o cão, ele não fica menos saudável por causa disso, ou não poder criar ou vai morrer.

Muitas pessoas acham que não se pode cruzar fêmeas com hérnia, pois pode passar essa hérnia para os filhotes, ou e ela pode estourar quando a barriga ficar grande, isso é realmente um absurdo, já tivemos ótimas matrizes, que cruzaram, e tiveram 5/6 filhotes saudáveis e gestações normais e tranqüilas.

Geralmente fica uma hérnia pequena, que por fim ainda pode desaparecer até os 6 meses de idade do filhote, ou não, se tornando adultos normais e muito saudáveis.

Uma hérnia pequena não há necessidade de cirurgia, a não ser que a pessoa se incomode, e queira tirar, por uma questão de estética, mas não aconselhamos nenhum dono, a fazer seu cãozinho passar por uma cirurgia desnecessária, pois toda a cirurgia tem seus riscos.

Somente quando é muito grande (raro), no caso de alguns cm, onde cabe um dedão inteiro, é prudente levar a um veterinário de confiança, e se ele acreditar, que o filhote pode ter problemas, do intestino dobrar nessa abertura, obstruindo e necrosando, e só assim, seu cãozinho, correr risco de vida, ainda é recomendado, uma segunda opinião, para depois, se decidir pela cirurgia.

Existem pessoas que rejeitam o filhote por ficar com hérnia, por serem mal informados, achando que a hérnia é algum problema grave, somente genético, ou que venha a dar dor de cabeça futuramente, um grande erro, já que mesmo, o filhote tendo uma hérnia grande (que é raro) e precisando operar, normalmente tudo é muito simples, prático e sem grandes custos.